CERIMÔNIA

Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais celebra 90º Ágape a Ícaro

Durante o evento, o Comandante da Aeronáutica foi homenageado com a estatueta de Ícaro
Publicada em: 27/11/2023 17:52
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, Tenente Wanessa Liz
Edição: Agência Força Aérea

A Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica (EAOAR) e os integrantes da 3ª Turma do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais do ano de 2023 (CAP3/2023) celebraram, nessa quarta-feira (22/11), no Rio de Janeiro (RJ), o 90° Ágape a Ícaro, uma celebração greco-romana revisitada pela EAOAR desde 1977, com o objetivo de brindar e cultuar valores legítimos e inestimáveis que norteiam o caminho dos que ali se encontram. O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, foi homenageado durante a cerimônia.

O evento faz parte das atividades curriculares da Escola, visando cultivar os valores éticos e culturais entre os oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB), além de homenagear importantes personalidades que contribuem para o enaltecimento da missão da Força.

Prestigiaram a solenidade os Ministros do Superior Tribunal Militar (STM), Tenente-Brigadeiro do Ar Francisco Joseli Parente Camelo e Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira; o Comandante-Geral do Pessoal (COMGEP), Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares; o Comandante do Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR), Major-Brigadeiro do Ar José Madureira Junior; o Diretor de Ensino da Aeronáutica (DIRENS), Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior; o Diretor de Administração do Pessoal da Aeronáutica (DIRAP), Major-Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme da Silva Magarão, o Comandante da Universidade da Força Aérea (UNIFA), Major-Brigadeiro do Ar José Virgílio Guedes de Avellar, e a Comandante da EAOAR, Coronel Intendente Alessandra Maruyama Sinzato, além de outros oficiais e alunos da Turma Excelsior.

A Comandante da EAOAR, Coronel Intendente Alessandra Maruyama Sinzato, falou sobre o evento. “Entregar-se completamente na busca de um sonho, doar-se sem restrições, acreditar sem limites, cumprir com a nossa missão. Esse é o verdadeiro amor ágape, aquele que representa a forma mais genuína de amar, de doar-se incondicionalmente. Brindaremos, em breve, ao saber que, aliado a outras virtudes, converte-se em sabedoria tão necessária àqueles convocados a liderar homens e mulheres. Brindaremos à fraternidade, que se traduz na relação de irmandade entre todos nós, base de nosso convívio, esteio do respeito e da admiração que temos uns pelos outros. Brindaremos também à nossa Instituição, à gloriosa Força Aérea, cenário majestoso do nosso sagrado ofício, e visando trazer a inspiração mitológica de Ícaro”, ressaltou. 

Homenagem

"Brindamos ao prestígio do conhecimento, a importância da fraternidade e a grandeza da Força Aérea Brasileira. Aqui, no Casarão do Saber, tivemos a oportunidade de refletir sobre nós mesmos, nossa família e nosso país. Trabalho, principalmente enquanto a liderança na profissão militar é calçada de valores éticos e morais. Neste contexto, torna-se importante reconhecer e homenagear um grande exemplo de dedicação e sucesso profissional, que sempre buscou superar os desafios cotidianos, sem deixar de lado o valor da família e o respeito às pessoas que estão à sua volta", discursou o aluno Capitão de Infantaria João Lourenço Espolaor Neto durante a homenagem e entrega da estatueta símbolo do evento ao Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno.

Em suas palavras, o Comandante externou a gratidão por ser homenageado em uma das mais tradicionais celebrações. "Mais de 30 anos se passaram, muitos foram os acontecimentos, tendo permanecido na mente daquele jovem oficial da Patrulha aplicar a cultura e profissionalmente todos os conhecimentos adquiridos no curso, de modo a fortalecer as relações de amizade e respeito.  Aqui, no Casarão do Saber, todos nós aprendemos que a Força Aérea não se restringe aos nossos quadros, afinal para ser de fato um conjunto de todo eficaz, é preciso estar sempre o senso do esforço coletivo como fator decisivo para o alcance da missão de nossa Instituição, que a todos nós cabe sem exceção. Estou convicto de que excelente será a direção pela consciência de cada um de vocês ao conhecimento obtido”, discursou.

Fotos: Sargento Müller Marin / CECOMSAER